Altad Caps (colecalciferol) é um medicamento à base de vitamina D3 (colecalciferol) indicado para prevenção e tratamento auxiliar na desmineralização óssea pré e pós-menopausa, na prevenção da formação inadequada dos ossos (raquitismo), em casos de osteomalácia e osteoporose e na prevenção no risco de quedas e fraturas.
Algumas vitaminas não podem ser produzidas por nosso organismo e, por este motivo, precisam ser adquiridas via dieta. O consumo dietético através de alimentos ou suplementos é fundamental para que seja possível desenvolver as funções orgânicas de forma ideal.
Todos os nutrientes são importantes, pois cada um desempenha um papel fundamental na regulação dos processos metabólicos. Entre eles, a vitamina D tem ganhado bastante importância devido à constatação da carência desse nutriente em grande parte da população.
O que é vitamina D?
Considerada um nutriente essencial lipossolúvel, a vitamina possui duas formas: vitamina D2, também conhecida como egocalciferol, e a Vitamina D3, conhecida como colecalficerol.
Elas podem ser adquiridas através de suplementos alimentares, alimentos que contenham o nutriente ou através da luz solar.
Para que serve a vitamina D no nosso organismo?
O nutriente é extremamente importante para o bom funcionamento do organismo porque é ele quem garante que os ossos e os dentes permaneçam fortes, além de garantir a boa saúde cardíaca.
No que a Vitamina D influencia os ossos?
A vitamina D auxilia a regular a quantidade de fósforo e cálcio no organismo. Assim, aumentando a absorção deles e tendo papel importante na saúde dos ossos e na força muscular.
Nas mulheres, o nutriente é ainda mais essencial, pois após a menopausa, a redução nos níveis de estrogênio diminui a ação da vitamina, bem como a absorção do cálcio pelos ossos.
O gerente médico da unidade de Consumer Health da Hypera Pharma, Dr. Abrão Abuhab ressalta que a redução da absorção do cálcio pode causar osteopenia e osteoporose. Manter os níveis adequados destes nutrientes podem prevenir a osteoporose e reduzir a incidência de fraturas ósseas, diz.
E na saúde da mulher?
De acordo com a ginecologista e obstetra, Lilian de Paiva Rodrigues Hsu, a vitamina é essencial para a saúde da mulher, pois, durante a adolescência, contribui para a prevenção da Síndrome dos Ovários Policísticos, da endometriose e da infertilidade.
Além disso, durante a gestação, a vitamina é responsável por prevenir complicações no parto, baixo peso fetal e a diabetes gestacional, bem como auxiliar em melhores resultados da fertilização in vitro.
Já após a menopausa, ela é essencial na manutenção dos níveis de fósforo e cálcio no sangue.
Como a Vitamina D influencia na depressão?
O estudo feito na Irlanda e publicado no Journal of Post-Acute e Long-Term Care Medicine, aponta que a falta deste nutriente pode aumentar o risco de depressão em pessoas com mais de 50 anos.
Desse modo, foi constatado que esta vitamina pode auxiliar na prevenção da depressão e na melhora do quadro de pessoas que já tratam a doença.
De acordo com o psiquiatra e presidente do departamento científico de psiquiatria da Associação Paulista de Medicina (APM), Kalil Dualibi, é fundamental verificar o nível do nutriente nos pacientes com depressão e fazer suplementação sempre que necessário.
Pacientes com depressão também estão entre os grupos de risco porque eles costumam não ter vontade de sair de casa. Dessa forma, a exposição ao sol é muito importante para produção deste nutriente, lembra o especialista.
Como identificar se a Vitamina D está baixa?
Apenas exames médicos podem confirmar se os níveis da vitamina estão baixos. Contudo, quando isso acontece, alguns sintomas são comuns.
Confira alguns sintomas comuns de quando a vitamina D está baixa:
Espasmos musculares.
Sensação de cansaço, fraqueza e/ou mal-estar.
Dor nos ossos e nos músculos.
Osteoporose em adultos.
Fraqueza nos ossos.
Quais doenças podem ser causadas pela falta de Vitamina D?
Há uma lista de doenças que podem ser evitadas mantendo os níveis corretos da vitamina no corpo.
Confira sete doenças causadas pela vitamina D baixa: