Estas doenças afetam, geralmente, mais homens do que mulheres, em idades acima dos 50 anos. O risco de desenvolver as doenças cardiovasculares é muito maior em pessoas com colesterol alto, diabetes, pressão alta e com hábitos de vida pouco saudáveis, como sedentarismo, obesidade ou com níveis elevados de estresse, por isso, na maioria das vezes, é possível prevenir estas doenças.
É importante que essas doenças sejam prevenidas pois, além de provocarem diversos sintomas desconfortáveis, como falta de ar, dor no peito e inchaço no corpo, elas são a principal causa de morte em todo o mundo.
As causas das doenças cardiovasculares são as mais diversas, mas podem estar relacionadas com o estilo de vida do indivíduo e a sua alimentação. Por isso os principais fatores de risco são:
- Idade: indivíduos com mais de 50 anos têm maior risco de ter doença cardiovascular;
- Sexo: os homens normalmente são mais acometidos por problemas cardiovasculares;
- História familiar de doenças cardiovasculares;
- Cigarro;
- Colesterol alto;
- Hipertensão;
- Obesidade;
- Vida sedentária;
- Diabetes;
- Anticoncepcionais orais;
- Maus hábitos alimentares;
- Estresse.
Todos esses fatores de risco facilitam a formação de lesões e o acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos, chamada de aterosclerose, além de outras alterações na circulação sanguínea, responsáveis pelas doenças cardiovasculares.