Concentre-se no seu peso
O sobrepeso aumenta a probabilidade de ter artrite, principalmente nos joelhos. Isto ocorre porque o excesso de peso sobrecarrega as articulações, prejudicando a cartilagem. No entanto, se você perder apenas 1/2 kg, retira 2 kg de pressão sobre os joelhos.
Concentre-se no quadríceps
Os quadríceps são os músculos da coxa. Quanto mais fortes eles forem, mais poupam os joelhos. Isso reduz o risco de causar danos aos condrócitos. Agachamento, extensão de joelhos e step (na escada) são bons exercícios.
Tome sol
Pelo menos no verão, de 15 a 20 minutos por dia devem bastar. A luz do sol é a melhor fonte de vitamina D, necessária à saúde dos ossos. A força dos ossos é importante nos casos de artrite porque, ao tentar se recuperar de uma lesão, a cartilagem desencadeia o remodelamento dos ossos a destruição e a substituição das células ósseas.
Ferva uma couve
Ela é rica em vitamina K, que desempenha papel importante no desenvolvimento da cartilagem e dos ossos. Quando pesquisadores avaliaram os hábitos alimentares de 672 pessoas com média de 65 anos, descobriram que, quanto mais altos os níveis de vitamina K obtida por meio da alimentação, menor a probabilidade de a pessoa ter artrite nas mãos ou nos joelhos.