A gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa Política de Privacidade.
Litocit é medicamento da linha de referências, com 1080mg (equivalente a 10 mEq) em uma embalagem contendo 60 comprimidos, de uso adulto e administrado por via oral, sendo indicado no tratamento de acidose tubular renal, cálculos renais de oxalato de cálcio em pacientes que excretam pouco citrato na urina e de cálculos renais de ácido úrico com ou sem cálculos de cálcio.
É contraindicado o uso do fármaco por pessoas alérgicas à sua composição (vide substâncias) e por aqueles que manifestem aumento das concentrações de potássio no sangue ou doenças que predisponham ao aumento das concentrações de potássio no sangue, demora ou parada na passagem do comprimido pelo trato gastrointestinal, úlcera no estômago ou no intestino e infecção ativa no trato urinário.
Gestantes não devem fazer consumo de Litocit sem recomendação médica. Caso planeje ou descubra a gestação, o especialista deverá ser consultado.
Sua formulação busca promover o aumento do pH da urina, evitando e prevenindo a formação de cálculos por sais de cálcio e ácido úrico, oferecendo mais bem-estar e saúde ao cotidiano do paciente.
Seus comprimidos são formulados com 1080mg (equivalente a 10 mEq) de citrato de potássio monoidratado princípio ativo, além dos excipientes cera de carnaúba, estearato de magnésio e álcool cetoestearílico.
De acordo com a bula original do Litocit, em caso de com hipocitratúria moderada é necessário ingerir 1 comprimido de 1080mg (equivalente a 10 mEq), três vezes ao dia. Para tratamento de hipocitratúria grave é recomendado consumir 2 comprimidos de 1080mg (equivalente a 10 mEq), três vezes ao dia.
Atenção: A dosagem de 540mg normalmente é chamada de dose de ataque, sendo usada no início de tratamento, enquanto que a dose de 1080mg é utilizada em quadros mais avançados da anomalia.
Formulado em comprimido oval, amarelo, biconvexo e liso, o medicamento deve ser administrado por via oral, com o auxílio de um copo de água para ajudar na deglutição ou em até 30 minutos após as refeições ou lanches
O consumo deste medicamento pode gerar reações, onde nem sempre elas são válidas para todos os pacientes, como desconforto abdominal, náuseas, vômitos, diarreia ou redução dos movimentos intestinais.