A gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa Política de Privacidade.
Indicado para o tratamento de redução do LDL-colesterol, colesterol total e triglicérides elevados, aumento do HDL-colesterol em pacientes com hipercolesterolemia primária.
Rosuvastatina é um medicamento da linha de genéricos, com 20mg em uma embalagem contendo 30 comprimidos, de uso adulto e pediátrico acima de 6 anos, consumido por via oral, sendo indicado para o tratamento de redução do LDL-colesterol, colesterol total e triglicérides elevados, aumento do HDL-colesterol em pacientes com hipercolesterolemia primária.
Sua atividade visa controlar e prevenir níveis elevados da taxa de colesterol, ao promover efeitos nas primeiras semanas do tratamento.
Cada comprimido deste remédio possui 20,80mg de rosuvastatina cálcica (princípio ativo), além dos excipientes fosfato de sódio dibásico, celulose microcristalina, crospovidona, lactose monoidratada, estearato de magnésio, hipromelose-macrogol, óxido de ferro vermelho, óxido de ferro amarelo, dióxido de titânio.
Segundo a bula original da medicação, para uso adulto e infantil, é necessário seguir as seguintes dosagens:
Formulado em comprimido circular, revestido, de cor salmão e liso, Rosuvastatina deve ser ingerido inteiro a qualquer hora do dia, com o auxílio de um copo de água para facilitar a deglutição.
É contraindicado o uso desta medicação por pacientes alérgicos à sua composição (vide substâncias), e por aqueles com insuficiência hepática ou renal (funcionamento alterado do fígado ou rins).
Não é indicado o uso desta medicação por grávidas ou por mulheres que não estão usando métodos contraceptivos apropriados sem recomendação médica. Caso esteja amamentando, o profissional da saúde deverá ser consultado, uma vez que o remédio é excretado no leite materno.
A ingestão deste fármaco pode causar reações, embora estas não sejam válidas para todos os pacientes. Entre elas, estão a reação comum: prisão de ventre, vertigem e náusea (enjoo). Reação incomum: coceira no corpo. Reação rara: inflamação muscular. Reação muito rara: dor nas articulações. Frequência desconhecida: distúrbios do sono, incluindo insônia e pesadelos.
Não há estudos apontando a presença de sonolência com o uso da Rosuvastatina. No entanto, há probabilidade de insônia devido alguns agentes de sua composição.